17.9.10

Etiqueta no Trabalho - Vol 2

por Rita Bobone

Uma vez abordados os tópicos de interacção social e profissional no local de trabalho, passemos às instruções sobre o comportamento individual relacional, sonoro e olfactivo no posto de trabalho.


À hora de almoço:

DEVE: deslocar-se com o seu recipiente para a copa/cantina e almoçar em silêncio e de boca fechada, optando por não partilhar ou descrever o conteúdo da sua refeição, respectivas condições e proveniências.
NÃO DEVE NUNCA: almoçar no seu posto de trabalho (salvo ingestão de pequenos snacks sem odores ou emissões sonoras na degustação), sob pena de propagar fortes aromas que empestarão a sala durante horas e alienarão, certamente, os seus colegas que, agoniados, não serão capazes de se concentrar no seu trabalho e trocarão, muito provavelmente, mensagens e emails sobre o quão mau é o cheiro no ar e o quão feia foi a sua atitude.


Ao pressentir a aproximação de um episódio físico:

DEVE: deslocar-se até ao wc, entrar no cubículo mais afastado e abafar as suas emissões com uma folhita de papel higiénico.
NÃO DEVE NUNCA: tossir/fungar/grunhir agressivamente 30 vezes por hora, no seu posto de trabalho, quase levando os seus colegas à loucura, fazendo-os pensar desgostosamente que aquela constipação que você apanhou em Junho não passará nunca, nunca, nunca...


Ao sentir uma vontade emergente de questionar o colega que passa ou que está ao lado:

DEVE: mind your own business, qual avestruz com a cabeça na areia, e aceitar que nem todos os colegas são pessoas conversadoras e que falar é facultativo e não obrigatório.
NÃO DEVE NUNCA: sondar os pcs alheios, nem perguntar constantemente o que é que estás a fazer? onde é que vais? o que é isso? já te vais embora? isto que está na impressora é teu?



3 comentários:

Anónimo disse...

Acho que estes são os meus posts favoritos! Cheiro a comidum na sala de trabalho é terrível!

Ana Luís disse...

A minha querida já pensou em publicar estes momentos máximos de sabedoria? Ou então pregar uma cópia anónima no elevador do escritório...

RS disse...

ADOORO!
Imprime em letra bem grande e cola na sala, ao lado dos papeis que dizem "telemoveis sem som".
Ah! Nao! Espera... Esses papeis nao tem qualquer resultado!